Marketing para farmácias: 7 ações para você vender mais

As estratégias de marketing podem beneficiar - e muito - o seu negócio.

Utilizar estratégias de marketing para farmácias pode fazer com que você atinja bons resultados para aumentar a receita do seu estabelecimento. Embora, entender como fidelizar o cliente e fazer com que ele tenha uma experiência positiva com a sua marca pode não ser uma tarefa fácil.

No entanto, algumas ações de marketing, incluindo aquelas que dão visibilidade a um produto ou oferta, podem ser importantes para os lucros de um negócio.

Por isso, se você está com dificuldades para alavancar as vendas, mesmo tendo investido tempo e recurso em algum momento, pode ser que você não esteja utilizando as estratégias certas.

Para ajudar a ampliar sua visão sobre marketing para farmácias e descobrir como aumentar suas vendas com estratégias eficientes, confira as dicas que preparamos para você

1. Invista na distribuição de produtos dentro da loja

Em primeiro lugar, precisamos reforçar que a disposição dos produtos dentro de um estabelecimento é um dos fatores que mais influencia o comportamento do consumidor na hora de tomar uma decisão.

Isso quer dizer que, ao fazer uma boa distribuição dos produtos na loja, você garante que o cliente os veja, mesmo que não tenha entrado na farmácia para comprá-lo.

Você já reparou que é bastante comum que, próximo aos caixas, fiquem produtos-chave como chocolates, barrinhas de cereal, medicamentos básicos (dor muscular, por exemplo) e afins.

Geralmente, estes são itens com um custo mais baixo, mas que podem estimular o cliente que está na fila de pagamento a pensar que “ele pode levar isso também”.

Outro ponto importante no marketing para farmácias, dentro da loja, é pensar no caminho que o cliente percorre desde o momento que ele entra na loja.

Pensando nesse trajeto, você vai conseguir distribuir itens seguindo uma lógica para estimular o seu cliente a comprar produtos diversos, desde a entrada principal até o caixa.

2. Crie um programa para fidelizar seu cliente

Para garantir que seu cliente retorne à farmácia para um nova compra, outra estratégia eficiente é criar programas de fidelização.

Um bom exemplo é oferecer cartões de fidelidade para presentear um cliente a partir do momento em que ele atinja um objetivo (comprar X reais, fazer X compras na loja).

Depois disso, ele pode receber descontos em outros produtos ou ganhar um presente por ter se tornado um “cliente fiel” à sua farmácia.

Vale lembrar que a ideia principal do cartão fidelidade é gerar um senso de recompensa no cliente que compra frequentemente em seu estabelecimento.

3. Pare de vender seus produtos só em lojas físicas

Além dos exemplos já citados, uma outra possibilidade de fidelizar o cliente é investir em comodidade, tornando a experiência de compra muito mais positiva.

Por exemplo, se o seu cliente for daqueles que vivem uma rotina muito agitada, investir em serviços como tele-entrega pode ajudar você a ganhar ainda mais a fidelidade dele.

Outra possibilidade de dar mais comodidade ao seu cliente na hora de comprar é investir em plataformas de delivery ou pensar em um aplicativo ou site próprio, onde o cliente consiga comprar sem sair de casa.

Mesmo que você não possa vender medicamentos que precisam de prescrição médica, em plataformas digitais, sua farmácia não vende só estes itens, não é?! 

4. Ofereça descontos em épocas sazonais ou datas comemorativas

Nunca deixe de aproveitar as datas comemorativas para oferecer promoções para os clientes, já que a sazonalidade é um fator crucial para aumentar suas vendas.

Por exemplo, você pode aproveitar a Black Friday, geralmente em novembro, onde os clientes já estão atentos às promoções, para oferecer descontos em produtos há muito tempo parados nas prateleiras.

No Dia das Mães, por exemplo, itens de perfumaria, como maquiagens e produtos para a pele, geralmente são mais procurados.

Já no verão, época em que cresce a procura por praias e piscinas, itens como protetor solar, também podem entrar em promoção.

São muitas as possibilidades de você aproveitar a sazonalidade para aumentar suas vendas.

Uma boa dica é criar um calendário com as principais datas comemorativas do ano e pensar em ações de marketing e estratégias de vendas específicas para produtos com mais demanda para a época.

5. Utilize as redes sociais como aliadas na hora de vender

Todos os dias, milhares de pessoas utilizam as redes sociais para fins muito diversos. Um deles é o de comprar.

Por isso, se você ainda não possui um perfil em redes sociais populares como Instagram e Facebook, há grandes chances de você estar perdendo possíveis clientes.

Hoje em dia, com o advento da tecnologia, os consumidores estão cada vez mais em busca de comodidade e facilidade na hora de adquirir qualquer coisa.

Isso quer dizer que, se a sua loja não estiver onde o cliente procura, você não vai conseguir fazer com que ele te ache. Você precisa estar onde o cliente está!

Neste caso, é hora de aproveitar que as redes sociais são uma excelente oportunidade de posicionar sua marca, elaborando estratégias de marketing para farmácias no ambiente digital.

6. Entregue conteúdo para além de uma simples oferta!

Não adianta só publicar ofertas e promoções no feed, stories ou afins! O perfil de um consumidor moderno procura conteúdo acima de qualquer coisa.

Entretanto, é muito mais fácil que o cliente crie simpatia por sua marca se você ajudar ele a resolver um problema ou sanar alguma dúvida.

Vamos pensar que, no Instagram, por exemplo, você pode fazer um post com um conteúdo sobre dor de cabeça.

Seria possível abordar algumas ideias como as principais causas da dor de cabeça, por que ela é tão comum, quais seriam as possibilidades para tratá-la e os riscos que essas possibilidades podem oferecer à saúde.

Vale lembrar que, em se tratando de redes sociais, pensar fora da caixa é o que vai fazer você ser assertivo na hora de atingir o seu possível cliente.

Ou seja, mais do que estar onde o cliente está, é preciso oferecer resposta para o que ele está procurando e dizer, indiretamente, que você possui os recursos que ele precisa para resolver algo.

7. Invista na qualidade visual das ações

Você já deve ter ouvido a expressão “o que não é visto, não é lembrado”, mas é preciso reforçar que o que é visto pode não ser esquecido facilmente.

Por isso, na hora de pensar no tipo de material visual de marketing para farmácias que você pretende fazer, nunca deixe de buscar pela excelência.

Quase todas as ações de marketing passam por uma etapa estética e visual, seja para o ambiente digital ou físico.

Por isso, artes para redes sociais ou Pontos de Venda (PDV), banners e folhetos precisam ser desenvolvidos da maneira mais profissional possível.

Seu cliente vai levar isso em conta na hora de comprar e, se ele perceber que o tipo de material é amador, pode desistir de levar um produto ou questionar a qualidade do negócio.

DICA EXTRA: Cuidado para não descumprir nenhuma regra da Anvisa

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece uma série de normas e regulamentações referente à publicidade e ao marketing para farmácias.

As principais regras estão estabelecidas na Resolução-RDC 96/2008 que dispõe sobre a propaganda, publicidade, informações e outras práticas cujo objetivo seja a divulgação ou promoção comercial de medicamentos.

De acordo com a Agência, só é permitida a divulgação e promoção de medicamentos que não necessitam de prescrição médica.

Além disso, as informações divulgadas precisam ser objetivas e transparentes, destacando os benefícios e os riscos referentes ao uso de um determinado medicamento.

É por isso que as estratégias de marketing para farmácias devem ser pensadas com cautela, respeitando as orientações da Anvisa, garantindo que você não tenha nenhum problema futuro.


Como você viu, existem muitas possibilidades, estratégias e ferramentas para alavancar as vendas em seu estabelecimento, reforçar sua marca entre os concorrentes e atrair o cliente certo.

Seguindo essas dicas e elaborando uma estratégia que faça sentido para o seu tipo de negócio, é possível atingir bons resultados para cada ação apresentada.

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