Farmácias Devem Registrar Implantes Hormonais no SNGPC

Nova medida da Anvisa reforça o controle e proíbe uso estético de implantes manipulados.

Farmácias de todo o país deverão enviar à Anvisa informações sobre a manipulação de implantes hormonais por meio do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). A medida abrange implantes que contenham insumos farmacêuticos ativos (IFAs) previamente avaliados pela Agência.

A Diretoria da Anvisa determinou que farmácias que manipulam implantes hormonais à base de esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos (Lista C5 do Anexo I da Portaria SVS/MS 344/1998) devem, entre outras ações, registrar os produtos no sistema desde 26 de novembro.

Para informações sobre o uso do SNGPC, estão disponíveis vídeos de treinamento, perguntas frequentes, tutoriais e outras orientações no link: SNGPC – Anvisa.

Em 25 de novembro deste ano, a Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou medidas complementares para aumentar o rigor na manipulação de implantes hormonais à base de esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos. Essas medidas são fruto do monitoramento realizado pela Agência e dos subsídios recebidos até o momento.

Ressalta-se que permanece proibida a comercialização e o uso de implantes hormonais manipulados para finalidades estéticas, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo.

Fonte: Anvisa.gov.br

×