A atualização do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) é essencial para garantir a conformidade e a eficiência no controle de medicamentos sujeitos à fiscalização. Este trabalho tem como objetivo orientar os profissionais de farmácias e drogarias sobre o passo a passo necessário para a atualização do SNGPC, com foco na implementação das novas diretrizes e na obtenção do certificado regular de envio, indispensável para a aquisição também de antibióticos junto às distribuidoras. Através deste guia, busca-se facilitar o processo de adaptação às exigências da Anvisa, promovendo a regularidade e a segurança na gestão dos produtos controlados.
Todas as dúvidas poderão ser apresentadas à Solução – Assuntos Regulatórios, que proverá as respostas necessárias através de:
O Grupo Confarma, em parceria com Solução Assuntos Regulatórios, realizou uma live para orientar sobre a preparação e implementação do cadastro no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). Abaixo o LINK para assistir a Live!
Live: https://drive.google.com/file/d/1FVU0cRElnaQv-sbKWRy_g7bdG3yD9g_G/view
Passo a Passo descritivo :
1.Revisar AFE
Acesse o site da ANVISA: https://consultas.anvisa.gov.br/#/empresas/empresas/
Verificação de Informações:
- Razão social
- Endereço
- Responsável legal
- Responsável técnico
- Atividade para a comercialização de controlados
Caso tenha alguma informação divergente, providencie a alteração.
2.Acessar o SNGPC:
Com gestor de segurança de responsável legal: http://sngpc.anvisa.gov.br/
Revise se o responsável técnico no SNGPC está correto.
Se não estiver, use o botão de vincular RT. Se o RT atual estiver na AFE, ele deve aparecer ali para vincular.
Alguns terão esquecido ou perdido as senhas de acesso , para recuperação das mesmas usar o link: https://www1.anvisa.gov.br/segurancaLogin/form/recuperarSenha.jsp
Para recuperar acesso aos e-mails cadastrados:
Acesse o cadastramento de empresa para alterar: https://www1.anvisa.gov.br/segurancaLogin/execute/startLogin?urlSolicitado=/segurancaWeb/execute/startMenu
Se não funcionar ou não tiver acesso ao e-mail, entre em contato com a ANVISA:
Telefone: 0800 642 9782
Site: https://antigo.anvisa.gov.br/fale-conosco
Irá precisar :
- Dados do responsável legal
- Contrato social
- Solicitar senha de cadastramento de empresa
Tendo esses acessos em mãos :
3.Finalizar Inventário
A finalização do Inventário varia de acordo com o sistema . Para o EDM é necessário pedir diretamente a eles. Para o Trier, há ferramentas no SNGPC Web que permite fazer a finalização.
4.Lançar Novo Inventário:
Varia de sistema para sistema mas basicamente é inserir no novo inventário o que há no armário da farmácia, incluindo produtos com seus códigos de barras, registros no MS e lotes.
5. Certificado de Transmissão Regular:
Após os lançamentos finalizados iniciar a movimentação.
Resolver todas as inconsistências e após 4 movimentações ´poderá emitir o certificado.
A atualização e manutenção do SNGPC podem ser tarefas desafiadoras e exigem atenção aos detalhes para garantir a conformidade com as regulamentações. Entendemos as dificuldades envolvidas nesse processo, e por isso, estamos disponíveis para fornecer orientações e suporte sempre que necessário. Além disso, oferecemos a opção de contratar uma solução completa para a gestão do SNGPC. Graças à nossa parceria com a Solução ,Produtos Regulatórios há a opção da contratação dos serviços com preço diferenciado e descontos exclusivos. Com essa parceria, buscamos facilitar ainda mais a adaptação às exigências da Anvisa, garantindo uma gestão segura e eficiente dos produtos controlados.
Estamos a disposição sempre!
GRUPO CONFARMA