O objetivo desta data é informar o público sobre os fatores de risco, sintomas e a importância dos exames oftalmológicos regulares para detectar o glaucoma precocemente, uma doença ocular silenciosa que afeta milhões de pessoas globalmente. Além de defender o acesso equitativo a serviços oftalmológicos de qualidade, incluindo exames de detecção, diagnóstico e tratamento adequado do glaucoma. Esta data é importante para incentivar a participação ativa da comunidade na promoção da saúde ocular.
O glaucoma, muitas vezes chamado de “ladrão silencioso da visão”, é uma condição ocular progressiva que pode resultar em danos permanentes ao nervo óptico e, eventualmente, levar à cegueira. O glaucoma é particularmente perigoso devido à sua natureza assintomática nas fases iniciais, o que significa que muitas pessoas podem estar sofrendo com a doença sem sequer perceber. A pressão intraocular elevada é um fator de risco comum para o desenvolvimento do glaucoma. À medida que a pressão do olho aumenta, ocorre a lesão no nervo óptico
A farmácia pode ajudar monitorando o uso dos medicamentos prescritos, principalmente com pacientes idosos, dificultando ou impedindo a quebra do tratamento recomendado, além de educar sobre a importância da avaliação preventiva profissional com médico especialista.