26 de maio – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Estratégias de Monitoramento e Cuidado na Hipertensão Arterial

Por que investir em prevenção, controle e combate à hipertensão?

A atenção farmacêutica desempenha um papel importante na promoção da saúde, especialmente acompanhando pacientes hipertensos através do monitoramento e manutenção do tratamento, criando laços de confiança e fidelidade com o paciente.

Sugestão de Roteiro para Monitoramento de Clientes Hipertensos na Farmácia:

  1. Criação de ficha para registro de dados essenciais dos pacientes hipertensos, destacando a confidencialidade (não esquecer de solicitar a permissão de acordo com a LGPD):
    a. Identificação do Cliente: Nome completo, endereço, data de nascimento, número de telefone, e nome e contato de algum parente ou responsável.
    b. Dados clínicos: Peso, altura, data de início do tratamento de hipertensão, médico responsável com telefone de contato.
    c. Tratamento: Medicamentos prescritos para hipertensão incluindo dose e frequência de administração. Outros medicamentos em uso (para identificar possíveis interações medicamentosas).
  2. Estabelecer rotina de aferição da P.A. na farmácia com dias e horários pré-estabelecidos. Nesta tabela, além dos dados obtidos da P.A., deverá ser anotada qualquer alteração nos sintomas relatados pelo paciente.
  3. Estabelecer rotina de aviso ou envio do medicamento a fim de manter a qualidade do tratamento. Combinar com o paciente a melhor forma.
  4. Em caso de alteração do quadro ou ruptura do tratamento, avisar médico ou parentes, principalmente em caso de idosos. O armazenamento destes registros deve ser seguro e confidencial, seja eletronicamente (em sistema protegido por senha) ou fisicamente (em arquivo com chave).
  5. Treinamento e Capacitação: Treinamento sazonal para uso da ficha de monitoramento e a importância do acompanhamento dos clientes hipertensos. Incentivo à atualização contínua sobre protocolos de monitoramento e tratamento de hipertensão.
  6. Estabelecer custo do serviço, incluindo as aferições e entrega da ficha.

Vantagens:
Para o Cliente, a garantia de cumprimento do tratamento prescrito. Para a Farmácia, informações para negociações de itens de giro “seguro”, mantendo estoque, rentabilidade e satisfação do cliente. Estabelecimento de vínculo com o usuário de medicamentos.

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